Histórico

Histórico

Há mais de cinco décadas prestando serviços voltados à saúde, o LPC é um laboratório médico, privado e independente que tem como missão promover a SAÚDE e o BEM-ESTAR das PESSOAS com a prática SUSTENTÁVEL da Medicina Preventiva e Diagnóstica.

Buscando acompanhar a evolução tecnológica e as necessidades do mercado, o LPC tornou-se referência na Bahia em qualidade laboratorial pela utilização de técnicas modernas, pioneirismo na implantação de novos exames e sistemas de qualidade internos e externos e formação de uma equipe multidisciplinar de médicos, bioquímicos, biomédicos, biólogos, enfermeiros e administradores voltados à entrega de melhores serviços e soluções aos seus principais públicos (colaboradores, médicos, pacientes, operadoras de saúde e empresas).

Fundado em 16 de outubro de 1974 por Dr. José Carlos Carneiro Lima no centro da cidade de Salvador/BA, o LPC – LABORATÓRIO DE PATOLOGIA CLINICA iniciou suas atividades sendo denominado de LAC – Laboratório de Análises Clínicas. Neste momento, seu fundador acumulava as funções técnicas, administrativas e de relações públicas, contando com a colaboração de um auxiliar de serviços gerais e de uma recepcionista.

Posteriormente, em 1985, atendendo ao convite de um grupo de médicos pediatras, transferiu-se para outro bairro da cidade (Barra), com uma equipe constituída de 10 colaboradores.

O reconhecimento da qualidade dos serviços prestados pela classe médica e o aumento da demanda exigiram uma reestruturação organizacional do laboratório, que foi concretizada em 1993, com a ampliação do LPC para uma área física superior a 500m2, localizada na Av. Centenário, 54 – Chame-Chame, local onde hoje funciona como Unidade de Atendimento e Sede Administrativa da empresa. Esta conquista foi acompanhada da inserção do LPC no segmento hospitalar com o inicio de parcerias do seu corpo clinico com renomadas instituições da cidade para gerenciamento de seus serviços de Medicina Laboratorial.

Seguindo o crescimento da cidade e a tendência de expansão de postos de coleta, em 21 de maio de 1998, foi inaugurada uma Unidade de Atendimento no bairro da PITUBA, juntamente com um novo Núcleo Técnico Operacional para suporte do crescimento do volume de processamento de exames.

A partir do ano 2000 o laboratório focou no aumento da capilaridade de seu atendimento em Salvador e Região Metropolitana, com a implantação de novas unidades de atendimento ambulatoriais e hospitalares.

Objetivando a agilidade nos serviços, segurança do paciente, precisão nos resultados e o conforto do cliente, o LPC tornou-se pioneiro na implantação de novas técnicas, na aquisição de equipamentos de última geração, na qualificação do seu quadro funcional e na implantação de um Sistema de Garantia da Qualidade, sendo certificado pelo PALC (Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos) da sociedade Brasileira de Patologia desde 2001.

No ano de 2008, o LPC lançou o serviço de imunização em suas unidades de atendimento, sendo pioneiro na diversificação de serviços para seus clientes.

No ano de 2012 formalizou para o mercado o serviço de Laboratórios Parceiros apoiando outros laboratórios do estado no processamento de seus exames.

 A adoção de um modelo de gestão humanista, focado em resultados, assim como uma filosofia de trabalho centrada no paciente, voltada ao uso racional dos recursos de saúde e uma atitude colaborativa com o mercado marcam o jeito de ser LPC.

Conselho Administrativo

Conselho Administrativo

DR JOSÉ CARLOS CARNEIRO LIMA

CREMEB 3.125
MÉDICO COM ESPECIALIZAÇÃO EM PATOLOGIA CLÍINICA

JAIME SEABRA LIMA

CRA 10.089
ADMINISTRADOR COM MBA EM FINANÇAS PELA FGV E EXTENSÃO EM BUSINESS ADMINISTRATION PELA UNIVERSITY OF CALIFORNIA - BERKELE

DRª DANIELA SEABRA LIMA DÓRIA

CREMEB 17.169
MÉDICA COM ESPECIALIZAÇÃO EM PEDIATRIA, ENDOCRIONOLOGIA E PATOLOGIA CLÍNICA

ANGELA MARIA SEABRA LIMA

CRP 382.223
PSICÓLOGA

Missão

Missão

Promover a SAÚDE e o BEM-ESTAR das PESSOAS com a prática SUSTENTÁVEL da Medicina Preventiva e Diagnóstica.
Tecnologia da Gestão

Tecnologia da Gestão

O LPC tem consolidado uma cultura que vem garantindo a sua sobrevivência e crescimento ao longo destes anos, respaldado em um Modelo de Gestão Empresarial de vanguarda, no qual o conhecimento e domínio específico de cada área/negócio da Organização deve ser vinculado à capacidade das lideranças de multiplicá-los no ambiente empresarial e de gerar resultados progressivos de imagem, produtividade, rentabilidade com liquidez e desenvolvimento e formação de pessoas. Isso se dá à medida que conhecimentos produzidos por gerações passadas possam ser repassados através da criatividade, inovação e motivação das lideranças atuais para as lideranças futuras.

Essa tecnologia empresarial humanista e com foco em resultados é sustentada em 3 pilares empresariais: PESSOAS – NEGÓCIO – COMUNICAÇÃO e é fundamentada na confiança entre as relações e nos conceitos de:

  • Descentralização ou atuação local;
  • Delegação planejada com responsabilidade;
  • Planejamento e execução compartilhada;
  • Resultados pactuados e;
  • Desenvolvimento de Pessoas.

Partindo-se do princípio de que “tudo que existe de concreto nas organizações são as pessoas, os seus negócios e a comunicação entre eles”, as pessoas devem atuar como empresários, focar na formação de novos empresários e na obtenção de resultados, através de parcerias com confiança estabelecidas, prioritariamente, através da transparência e do diálogo permanente.

Trabalhados os fundamentos e pilares adotados pelo LPC e sua Tecnologia Empresarial, espera-se fortalecer a cultura organizacional com o fiel cumprimento da Missão Empresarial e Valores Inalienáveis para atingir a Visão da empresa por meio da permanente superação dos resultados.

Sistema de Qualidade

Sistema de Qualidade

Sendo um dos pioneiros na implantação de controles de qualidade em laboratórios clínicos, o LPC sempre buscou garantir a conformidade de seus processos implantando metodologias que permitissem o controle e a conformidade de seus processos frente aos critérios de boas práticas em laboratórios clínicos estabelecidos nacional e internacionalmente.

Como reconhecimento desta filosofia de trabalho o LPC, além de ser um dos precursores no país a ser acreditado pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) participa com alto desempenho em programas de controle de qualidade externo e interno.

Nossa política da Qualidade tem como compromisso a prática da medicina laboratorial e imunização com ética, eficácia, eficiência e de forma inovadora.

Esta política inclui:

  • Promover a capacitação, sensibilização e o aculturamento dos colaboradores com relação ao Sistema de Qualidade;
  • Satisfação das necessidades individualizadas dos Clientes;
  • Preservar a saúde dos colaboradores e ajudar na conservação do Meio Ambiente;
  • Melhoria contínua da Qualidade;

#PELASAUDECONSCIENTE

A verdadeira essência do laboratório é contribuir com a sustentabilidade do sistema de saúde, e para isso, atuamos com as partes interessadas nos nossos serviços  fomentando a utilização consciente dos recursos de saúde, permitindo assim, que os diversos públicos sejam protagonistas na defesa da medicina preventiva e no melhor uso do sistema.